Mais um ano terminou… é altura de virar a página de 2013 e fazer uma retrospectiva aos últimos 12 meses… traçar metas e objetivos, sonhar mais alto, sermos mais e melhor a cada dia que passa, de nos superarmos e fazermos com que 2014 seja o ano de todas as conquistas! E a todos vocês desejo um excelente 2014… que este ano traga aquilo que desejam.
E, como manda já a tradição, o primeiro dia de cada mês é para nos reunirmos todos de volta dos tachos e panelas e cozinharmos, cozinharmos, cozinharmos… ou seja, é Dia Um… Na Cozinha. E a temática deste mês, como não podia deixar de ser, eram as iguarias de Natal e, por isso, resolvi trazer uma pequena adaptação de um doce natalício que provei este ano pela primeira vez e que adorei… as famosas azevias de batata-doce.
As azevias que eu fiz tinham este mesmo recheio da tarte que hoje vos trago, mas fiz uma pequena batota na massa… usei aquelas bases de massa já prontas que se encontram na seção dos congelados! E assim obtém azevias no forno maravilhosas, com muito pouco trabalho da vossa parte, e com todo o sabor. Além disso adicionei ao recheio amêndoas… e a combinação não podia ser melhor, o sabor é maravilhoso.
Esta versão, a tarte de batata-doce e amêndoa, é ainda mais preguiçosa do que as azevias porque nem é preciso rechear um a um os pastéis… basta uma base de massa quebrada e puff!
Tarte de Batata-Doce e Amêndoa
Ingredientes:
1 base de massa quebrada fresca
400 g de batata-doce descascada em cubos
300 g de açúcar
125 ml de água
100 g de amêndoa ralada
1 colher de café de canela em pó
raspa de 1/2 limão
2 ovos
1 gema
sal Necton q.b.
açúcar em pó q.b.
Preparação: 1. Num tacho leve ao lume a água e o açúcar, mexendo ocasionalmente, e deixe ferver cerca de 3 minutos. 2. Retire a calda de açúcar do lume, adicione a amêndoa ralada e a raspa de limão e reserve até arrefecer. 3. Entretanto coza a batata-doce em água a ferver temperada com uma pitada de sal. 4. Quando estiver cozida, escorra a batata-doce e reduza-a a puré utilizando o pisa-batatas da Tupperware. 5. Adicione o puré de batata-doce à calda de açúcar e misture bem. 6. Junte os ovos e a gema ligeiramente batidos e a canela em pó. 7. Coloque a massa quebrada numa tarteira de fundo amovível e pique a massa com um garfo. 8. Adicione o recheio de batata-doce e amêndoa e leve ao forno pré-aquecido nos 180 ºC até que a massa fique dourada e o recheio cozinhado. Deixe arrefecer e polvilhe com açúcar em pó a gosto.