Sempre quis fazer crème brûlée… a sua aparência elegante, cremosa e crocante conquistou-me facilmente mas faltavam as taças certas para o confeccionar, e assim esta receita foi ficando em banho-maria até que, por acaso, encontrei esta lindas taças no Pingo Doce e a um preço bem simpático e puff… fez-se o crème brûlée!
As fotografias apresentadas não fazem justiça a quão bonito ele realmente ficou, posso garanti-vos, mas da próxima vez que o fizer tirarei fotografias melhores e actualizarei este post… espero que gostem!
É sem dúvida das melhores sobremesas que já confeccionei e que provei… a textura cremosa do creme, o crocante de caramelo da cobertura… a junção do frio e quente, do cremoso e crocante, fazem desta sobremesa um pedaço de céu…

Crème Brûlée de Baunilha
Ingredientes para 6 pessoas:
- 600ml de natas
- 100g de açúcar
- 6 gemas de ovo
- 1 vagem de baunilha
- açúcar mascavado q.b.
Preparação:
1. Abra a vagem de baunilha ao meio, ao longo de todo o seu comprimento, com a ponta de uma faca e raspe as sementes com o auxílio da faca para junto das natas. Leve a lume brando até que comece a ferver.
2. Retire e reserve, tapando bem, e deixe infusionar durante cerca de 30 minutos.
3. Entretanto bata as gemas com o açúcar até obter um creme homogéneo e esbranquiçado.
4. Junte, aos poucos, as natas sobre o creme e bata continuamente.
5. Leve de novo a lume brando a mistura, mexendo sempre, até o creme engrossar, sem deixar ferver (para o creme não talhar).
6. Retire do lume e distribua o creme por taças e cobra-as com película aderente. Deixe-as no frigorífico de um dia para o outro.
7. Na hora de servir, polvilhe as taças com o açúcar mascavado e, com o auxílio de um maçarico, queime o creme rapidamente para este não aquecer. Sirva de imediato.