Fruto da família das abóboras a curgete é um alimento típico dos povos da bacia do Mediterrâneo. Muito apreciada na cozinha francesa e italiana, em África e na Ásia é conhecida como símbolo da abundância e da fecundidade.Disponível numa variedade de cores que vão desde do verde escuro ao cinza, do amarelo ao quase preto, podem ser consumidas em crú ou cozinhadas e são óptimas para rechear.
De sabor suave e neutro, a curgete adquire facilmente o sabor dos outros ingredientes que a acompanham; por exemplo alho, cebola, tomate ou ervas aromáticas. Acompanha com a maioria dos queijos e dá um toque aveludado a qualquer sopa.
Constituída por cerca de 95% de água, é pouco calórica e possui uma casca tenra e comestível que podes utilizar para colorir as tuas receitas.
Enfim… eu adoro curgete! É um legume bastante apreciado cá em casa e, na minha opinião, bastante versátil e saboroso! Aqui deixo então uma receita simples, saudável e muito apetitosa com esta leguminosa, espero que gostem!
Ingredientes para 2 pessoas:
- 3 curgetes
- 2 colheres de sopa de azeite
- 1 colher de sobremesa cheia de orégãos
- 3 dentes de alho esmagados
- sal q.b.
Preparação:
1. Leve ao lume o azeite até ferver. Quando começar a ferver retire e junte os alhos esmagados e os orégãos, tempere com sal a gosto. Reserve.
2. Corte a curgete em tiras verticais finas e coloque o grelhador a aquecer.
3. Pincele a infusão de orégãos e azeite nas tiras de curgete e leve-as a grelhar, cerca de 3 a 5 minutos de cada lado. Sirva de imediato.