Arco-íris na Cozinha

Galette des Rois

Este ano começa com uma tradição francesa… porque hoje é Dia de Reis! Em França é dia de uma sobremesa muito especial em homenagem as três Reis Magos que visitaram o menino Jesus, levando com eles presentes. A galette representa esses presentes… e é deliciosa! Uma das minhas sobremesas favoritas desta época festiva!
 
Diz a tradição que a galette é consumida em família, e que deve ser cortada em tantos pedaços quanto o número de familiares presente. Assim cada um deles vai receber uma fatia! Dentro da galette está escondida uma fava (ou mais recentemente, um boneco) e, pessoa que tiver a fava na sua fatia, será rei por um dia e tem o direito de utilizar a coroa que vem com a galette… uma tradição semelhante à que temos (ou tínhamos!) com o bolo-rei.
 
E ninguém melhor para me inspirar na minha primeira Galette des Rois do que um pasteleiro francês que acompanho no Youtube e que adoro! Esta é a receita tradicional, inspirada na sua que podem ver AQUI.

Galette des Rois

Ingredientes:

Preparação:

1. Comece por preparar um creme de pasteleiro, colocando o leite ao lume até ferver. Reserve.
2. Entretanto numa taça misture a gema de ovo com 25 gramas de açúcar. Adicione o amido de milho e misture com uma vara de arames, até obter um creme sem grumos. Junte o leite quente, aos poucos, e mexendo sempre.
3. Leve a mistura ao lume novamente e mexa sempre até obter um creme bem espesso.
4. Coloque o creme numa taça e cubra com película aderente. Reserve no frigorífico.
5. Entretanto prepare o creme de amêndoas, misturando o restante açúcar (80 gramas), o açúcar baunilhado e a manteiga. Adicione o ovo e misture. Junte a farinha de amêndoas e umas gotas de extracto de amêndoa, e envolva bem.
6. Quando o creme de pasteleiro estiver bem frio, misture-os bem até obter um creme homogéneo. Leve o creme ao frigorífico durante 30 minutos.
7. Num tabuleiro de forno coloque uma base de massa folhada e distribua o creme, a partir do centro, deixando uma margem com cerca de 4 cm em relação às bordas (vídeo).
8. Sobreponha a segunda base de massa folhada e acomode bem (vídeo). Coloque a galette no frigorífico durante 20 minutos.
9. Pincele a galette com o ovo batido com as natas, espalhando muito bem. Coloque novamente a galette no frigorífico durante 20 minutos, e pincela-a com uma segunda camada de ovo batido (vídeo).
10. Decore a galette a gosto (vídeo), com uma faca bem afiada e deixe alguns cortes para que o vapor saía ao cozinhar.
11. Leve a galette ao forno, pré-aquecido nos 190 ºC, durante 30 a 40 minutos, até que esteja dourada.
Exit mobile version