Arco-íris na Cozinha

Tiramisú (sem ovos)

No dia 14 de Abril comemora-se o Dia Mundial do Café. Confesso que não sou a maior apreciadora do sabor do café (de contrário adoro o cheirinho!), mas há algumas sobremesas com café (muito poucas mesmo!) que eu gosto… uma delas o tiramisú. Descobri em Roma o quão gosto de tiramisú… por isso tentei reproduzir o que comi lá…
 
Devo dizer que ficou muito parecido… ficou bem cremoso, de sabor suave a café, nada enjoativo, daqueles que dá vontade de comer uma fatia atrás da outra. E não leva ovos esta receita! Por isso nada de preconceito com ovos crus, porque aqui não tem!

Tiramisú

Ingredientes:

 

Preparação:

1. Bata as natas até ficarem bem espessas. Quanto mais frias estiverem as natas, a taça e as varas da batedeira, mais espessas ficam as natas.
2. Noutra taça coloque o queijo mascarpone com o açúcar e o extracto de baunilha caseiro. Bata até obter um creme fofo e uniforme. Adicione as natas, envolvendo delicadamente. Reserve.
3. Num prato coloque a água quente e o café, misturando bem.
4. Para montar o tiramisú comece por colocar 1/3 do creme de queijo numa travessa. Disponha uma camada de palitos, embebidos na mistura de café. Polvilhe com cacau em pó.
5. Repita o processo, colocando 1/3 de creme e uma camada de palitos embebidos em café. Polvilhe com cacau em pó, e termine com uma camada de creme.
6. Leve o tiramisú ao frigorífico pelos menos 4 horas (idealmente durante a noite) e, antes de servir, polvilhe com cacau em pó.
Exit mobile version