Arco-íris na Cozinha

Compota de Frutos Vermelhos sem Açúcar

Poucas coisas se comparam à sensação de conforto, de felicidade de fazer uma compota caseira… são feitas com as frutas mais doces, mais sumarentas e maduras, são mantidas debaixo de olho como filhos pequenos, são tratadas com cuidados, com amor… e são simplesmente deliciosas! E são tão simples de fazer que valem certamente a pena!

Mas costumam ter, por norma, quantidades absurdas de açúcar… não é o caso desta. Esta compota não será como as outras, não terá ponta de açúcar, mas sim stevia (apenas se forem muito gulosos, como eu!). A stevia é um adoçante natural sem calorias, e é cerca de 300 vezes mais doce do que o açúcar de cana, sendo por isso um excelente substituto!

O ideal será que no Verão aproveitem a fruta mais madura e congelem (morangos, amoras, mirtilos, etc), evitando assim o desperdício. Deste modo têm sempre a fruta mais doce e sumarenta para, ao longo do ano, preparem sumos, batidos, compotas, enfim! Todavia, senão tiverem essa oportunidade, podem usar frutos vermelhos congelados que, para mim, têm alguns inconvenientes: não são tão doces e são mais ácidos.

Compota de Frutos Vermelhos sem Açúcar

Ingredientes:

Preparação:

1. Num tacho coloque os frutos vermelhos e o sumo de limão. Deixe cozinhar em lume brando até a fruta começar a amolecer, e esmague-a com um garfo.
2. Deixe cozinhar cerca de 30 minutos e retire do lume.
3. Adicione a stevia e as sementes de chia e envolva. Tape e deixe repousar 5 minutos.
4. Verta a compota para um frasco previamente esterilizado (veja como aqui). Vire o frasco ao contrário e deixe arrefecer completamente.

Exit mobile version