Brioche Francês

Brioche é um pão de origem francesa feito com uma grande quantidade de manteiga e ovos, que lhe dá uma textura bem macia e amanteigada. É absolutamente delicioso simples, com manteiga ou compota. Faz parte dos pequenos-almoços e lanches um pouco por toda a França, e encontra-se em qualquer padaria ou supermercado!

Os meus avós foram emigrantes lá durante muitos anos, e cresci com este pãozinho na sua versão simples e com chocolate… ambas deliciosas! Por isso decidi tentar a minha sorte em casa… e o resultado foi surpreendente! O brioche caseiro nada tem a ver com o brioche de compra (que durante tantos anos consumi)… é menos doce e incrivelmente amanteigado e, ainda morno, é um verdadeiro deleite!

A receita do brioche francês é bem simples! Requer apenas alguns passos adicionais à confecção de qualquer pão, e mais tempo de espera, porque vai levedar (ao todo) quase um dia inteiro… mas vale a espera garanto-vos!

Brioche Francês
(adaptação de Raiza Costa)

Ingredientes:

  • 250 g de farinha
  • 150 g de manteiga (à temperatura ambiente)
  • 25 ml de leite morno
  • 50 g de açúcar
  • 3 ovos
  • 1 saqueta de fermento de padeiro
  • 1 colher de café de sal
  • 1 gema de ovo (para pincelar)

Preparação:

  1. Aqueça o leite até começar a levantar fervura.
  2. Coloque o leite numa taça e adicione o açúcar e o fermento de padeiro, e misture. Deixe repousar durante 5 a 10 minutos para activar o fermento.
  3. Entretanto numa taça coloque a farinha e o sal. Faça um buraco no meio e adicione os ovos.
  4. Adicione o leite com fermento e amasse durante 15 minutos à mão, ou 5 a 10 minutos com a batedeira (gancho para pão), até a massa estar lisa e homogénea.
  5. Junte a manteiga, um pedaço de cada vez, e continue a amassar até esse pedaço estar completamente incorporado na massa. Repita o processo até terminar a manteiga.
  6. Amasse durante mais 5 minutos. Tape a taça com um pano limpo e deixe levedar durante 3 horas à temperatura ambiente, num local seco e sem correntes de ar.
  7. Com as mãos retire o ar da massa, cubra com película aderente e deixei levedar no frigorífico durante no mínimo 8 horas (idealmente durante a noite).
  8. Coloque a massa sobre a bancada e divida ao meio. Divida cada metade em 4 partes. Molde 8 bolinhas de massa.
  9. Numa forma de bolo inglês, forrada com papel vegetal, disponha as 8 bolas de massa. Tape com um pano limpo e deixe levedar durante 1 hora. Pincele o brioche com uma gema de ovo batida.
  10. Leve ao forno, pré-aquecido nos 180 ºC, durante 30 a 40 minutos. Desenforme e transfira para uma grelha para arrefecer antes de fatiar.

Também pode gostar de

6 comments

  1. Olá , obrigada pela receita
    A massa depois de levedar pela segunda vez ela pode ficar mais de uma hora em repouso, se pretender deixar a massa pronta e só ao outro dia de manhã colocar no forno é possível?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.