Bolachas de Aveia Crocantes

Não é habitual fazer bolachas em casa mas, desde que fiz Bolachas de Aveia, que fiquem encantada! Essas bolachas são crocantes por fora, húmidas no interior, com um sabor e textura maravilhosos… mas eu queria algo mais!

Queria bolachas extra finas, extra crocante, extra viciantes! E foi só mexer nas quantidades para conseguir obter esse resultado final… simples assim! Esta receita é muito fácil, e vocês podem comprovar isso no Reels que fiz para o Instagram.

Bolachas de Aveia Crocantes

Ingredientes:

  • 100 g de manteiga
  • 125 g de açúcar amarelo
  • 100 g de flocos de aveia
  • 50 g de farinha de trigo
  • 1 ovo
  • 1 colher de chá de extracto de baunilha caseiro
  • 1 colher de chá de fermento

Preparação:

  1. Numa taça coloque a manteiga derretida e o açúcar amarelo. Misture bem.
  2. Adicione o ovo, o extracto de baunilha e misture.
  3. Junte os flocos de aveia, a farinha e o fermento em pó (previamente peneirados) e envolva até obter uma mistura homogénea.
  4. Num tabuleiro coloque uma folha de papel vegetal, e distribua a massa com uma colher de chá (as bolachas vão crescem muito!), deixando um espaço generoso entre elas.
  5. Leve o tabuleiro ao forno pré-aquecido a 170 °C (com ventilação) durante 10 a 12 minutos, até que as bolachas estejam douradas nas bordas.
  6. Retire as bolachas do forno e deixe arrefecer sobre uma superfície fria (ex.: bancada) durante 5 minutos (até ganharem mais estrutura), e depois transfira-as para uma grelha até que arrefeçam por completo.
  7. Guarde-as num recipiente hermético para que permaneçam bem crocantes.

Também pode gostar de

19 comments

    1. Bom dia. Fiz as suas bolachinhas ficaram divinais de sabor. Mas a textura não ficou muito crocante tb não consegui achatablas muito bem. Como fez para ficarem mesmo fininhas? Troquei o acucar amarelo por acucar de coco… mas como e granulado tb… não sei se foibpor isso. Obrigada beijinhos

      1. Olá Sofia!

        Quando substituem ingredientes, o resultado final pode não ser igual claro 🙂

        As bolachas ficam bem fininhas porque a mistura de ingredientes faz com que no forno elas expandam muito. Eu coloco colheradas de massa (colheres de chá) e deixo bem espaçadas, para dar espaço para crescerem. Mas não as achato.

        Em relação à crocância tem a ver com o arrefecimento 🙂 tem que arrefecer 5 minutos numa base fria (ex.: bancada de pedra, mármore, etc.) e depois na grelha. Caso contrário não vão arrefecer rápido o suficiente, e não ficam crocantes. Espero ter ajudado!

        Beijinhos

    1. Olá Bárbara !
      Sigo as suas publicações á algum tempo!
      Vou atirar me nas bolachas com a ajuda do me pequeno chef cá de casa!
      Brevemente daremos o nosso parecer!

      1. Boa noite. Já experimentou usar açúcar mascavado? Fica semelhante? E o único que tenho em casa. Desde já obrigada pela resposta e pelas receitas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.