Pão de Trigo (Sem Amassar)

Aos poucos a nossa nova normalidade é instaurada, e a vida começa a seguir o seu curso. Apesar de ter sido difícil ficar “presa” em casa durante tantos dias, acho que aprendemos muito com o estado de emergência que vivemos. Aprendemos a ocupar o nosso tempo de outras formas, aprendemos a valorizar as pequenas coisas da vida, os pequenos passeios, os abraços, a família e amigos… aprendemos a valorizar a rotina!

E durante estes dias aprendemos a fazer pão sem amassar com a Filipa Gomes! Não era costume fazer pão em casa… confesso que nunca levei grande jeito para a coisa. Mas depois de experimentar a receita da Filipa fiquei entusiasmada! Ajustei quantidades, ajustei a preparação e o resultado foi um pão delicioso, com uma crosta incrível… que partilho convosco, para que possam saborear um pão caseiro simples com manteiga quentinho, agora no fim-de-semana.

Pão de Trigo Sem Amassar

Ingredientes:

  • 500 g de farinha T65
  • 300 ml de água morna
  • 1 saqueta de fermento padeiro *
  • 10 g de sal

* (as gramas variam de marca para marca) ou 1 cubo de fermento fresco

Preparação:

  1. Numa taça misture todos os ingredientes.
  2. Tape e deixe levedar durante 8 horas (máximo 24 horas).
  3. Coloque a massa sobre uma folha de papel vegetal polvilhada com farinha. Dê 3 ou 4 voltas e deixe as costuras para baixo.
  4. Transfira a massa (com o papel vegetal) para uma taça de vidro, tape e deixe levedar durante 1 hora.
  5. Entretanto coloque o tacho de ferro fundido (barro, porcelana, inox, etc.) no forno a 220 °C até estar bem quente.
  6. Transferira a massa para o tacho (com o papel vegetal), tape e deixar cozinhar cerca de 30 minutos. Destapar e deixar cozinhar mais 10 a 15 minutos. Deixe arrefecer completamente antes de fatiar.

Também pode gostar de

26 comments

    1. Olá Maria!

      Pode usar tachos de ferro fundido se tiver, pyrex de vidro um sobre o outro. Ou um pyrex e depois cobre com folha de alumínio por exemplo.
      As formas normais para bolos nem sempre são aptas a massas fermentadas como as de pão, e pode estragar as suas formas assim.

      Beijinhos

  1. Eu já experimentei a fazer várias vezes com fermento seco e fermento fresco e acho que fica sempre com um sabor excessivo a fermento. Tem que haver um truque qualquer que eu não sei.

    1. Olá Dulce!

      Quão mais tempo deixar a massa a levedar, mais intenso será o sabor ao fermento. Todavia o pão caseiro, para mim, tem essa particularidade; tem sempre aquele gostinho de fundo ao fermento.
      O que pode experimentar, é reduzir um pouco a quantidade do fermento, a ver se gosta mais. Pode acontecer é da massa não crescer tanto.

      Beijinhos

      1. Olá Angeline!

        Uso o meu forno com ventilação sim 🙂 porque é como funciona melhor para mim 🙂
        O que recomendo sempre é ir testando com o seu forno e ver como ele funciona melhor consigo, porque varia muito de marca para marca.
        Recomendo também a compra de um termómetro de forno. São baratos e fazem milagres! O meu é este, https://amzn.to/2Luvr7w

        Beijinhos

  2. Bom dia,
    Fiz hoje pela primeira vez pão e ficou delicioso e tão bonito que até foi uma pena de se comer. Mas tenho uma pequena dúvida, usei fermipan e lá diz que uma daquela dá para 1kg de farinha. Devo de usar a saqueta toda para as 500 gr de farinha ou reduzir o fermento para metade?
    Beijinhos e obrigada pelas receitas maravilhosas que partilha.

  3. Olá
    Pode dar uma informação quanto pesa um cubo de fermento fresco é que eu compro barras de 0,5 kl e como não saio de casa não consigo saber o peso dos cubos pequenos

  4. Olá, boa tarde! Tenho saquetas de fermento com 4 gramas e com 11gramas. Que quantidade devo usar para a sua receita, 500gramas de farinha?
    Obrigada!

      1. Bárbara, (permita que assim a trate), muito obrigada, pelo esclarecimento! Desconhecia tal coisa! Amanhã já vou experimentar, obrigada mais uma vez! Beijinho.

          1. Olá, Bárbara!
            Fiz o “nosso” pão e ficou muito bom! Deixei levedar 12h, cresceu bem e ficou com ótimo aspeto. Agora é deixar arrefecer um pouco e provar! Obrigada, pelo seu contributo!
            Vera

  5. Olá, Bárbara! Acabei de tirar o “nosso” pão do forno! Tem um ótimo aspeto e tem de arrefecer um pouco para o provar. Deixei levedar cerca de 12h. Obrigada pelo seu contributo! Vera

      1. Olá Sónia!

        Pode sempre fazer as substituições que desejar 🙂 todavia o resultado final poderá não ser o mesmo!
        A farinha completa é mais “pesada” do que a farinha de trigo, então o seu pão não vai ficar tão fofo. Recomendo colocar ambas as farinhas e ir aumentando a quantidade da farinha completa gradualmente, à medida que vai fazendo a receita. Até encontrar a quantidade ideal para si, que tenha a textura que deseja.

        Beijinhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.