Pavê de Bolacha com Chocolate

Se há sobremesa que adoro, e tem que ser feita por mim, é Bolo de Bolacha… isto porque não gosto nada daqueles cremes à base de manteiga e açúcar, que sabem apenas a café e são, na minha opinião, muito enjoativos! A receita do Bolo de Bolacha rapidamente chegou, à cerca de 1 ano atrás, a receita mais vista do blogue, por isso depreendo que concordem comigo também!
 
A receita de hoje é uma adaptação desse bolo, mas desta vez ao estilo brasileiro, o famoso Pavê de Chocolate, que tanto vemos e ouvimos falar! Uma versão que fica bem cremosa, leve e nada enjoativa (que é na realidade o grande problema porque queremos comer mais, mais e mais!).

Pavê de Bolacha com Chocolate

Ingredientes:

  • 250 g de bolacha Maria
  • 500 ml de leite meio gordo
  • 200 ml de natas
  • 1 lata de leite condensado magro
  • 20 g de amido de milho
  • 1 folha de gelatina
  • 1 colher de sopa de extracto de baunilha caseiro
  • leite meio gordo q.b.
 

Ingredientes para a cobertura:

  • 100 ml de natas
  • 100 g de chocolate de culinária

Preparação:

1. Num tacho coloque o leite (500 ml) e o amido de milho, e misture bem com uma vara de arames.
2. Adicione as natas e o leite condensado e deixe ferver, mexendo sempre. Deixe ferver durante 5 a 10 minutos, mexendo sempre para não queimar.
3. Entretanto coloque a folha de gelatina em água gelada.
4. Desligue o lume, esprema a folha de gelatina e adicione-a ao creme juntamente com o extracto de baunilha, e misture bem com uma vara de arames.
5. Deixe o creme arrefecer completamente, mexendo de vez em quando com a vara de arames.
6. Num tabuleiro de vidro faça camadas alternadas de bolachas, demolhadas em leite, e de creme.
7. Leve o pavê ao frigorífico durante 1 hora.
8. Entretanto prepare a ganache de chocolate. Leve ao lume as natas até começarem a ferver. Retire-as do lume, adicione o chocolate em pedaços. Reserve durante 5 minutos, e misture com uma vara de arames, até obter um creme homogéneo.
9. Verta a ganache de chocolate sobre o pavê e leve-o ao frigorífico durante 2 a 3 horas.

Também pode gostar de

21 comments

      1. Olá!

        Tem que demolhar todas as bolachas no leite sim 🙂 e alterna as bolachas com camadas de creme.
        Ou seja, coloca uma camada de creme. Depois uma camada de bolacha demolhada em leite. Depois novamente uma camada de creme, e contínua assim até acabar.

        Beijinhos

  1. Olá Mónica!Pode aumentar a quantidade de leite e de amido de milho, mas não garanto como ficará porque nunca testei 🙂 tem é que adicionar algum açúcar também, no fundo fazer o seu próprio leite condensado!Beijinhos

  2. Olá!Pode utilizar farinha, mas a farinha, ao contrário do amido de milho, tem \”gosto\” então o resultado final pode ser um pouco diferente.Espero ter ajudado!Beijinhos

    1. Olá!

      O creme ficar líquido pode ser ou porque a maizena está aberta à muito tempo e começa a “perder a força”, ou então porque não engrossou o suficiente ao lume. Sugiro que, se voltar a fazer a receita, deixa engrossar um pouco mais 🙂

      Beijinhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.