Bolo de Chocolate e Curgete

Parece-me que vão enjoar as receitas com curgete aqui no blogue… mas, como vos tinha dito no início da semana, o meu avô materno tem dedicado o seu tempo (de reformado) a uma horta biológica, e esta estação tem sido rico em vários legumes e derivados: cebolas, ervilhas e ervilhas de quebrar, vagens, pepinos, curgetes… e neste momento temos um excessivo stock de curgetes! Por isso nas próximas publicações do blogue vão encontrar várias receitas utilizando este legume, mas garanto-vos que todas elas deliciosas!
 
E este bolo foi muito elogiado cá em casa! Já tinha experimentado fazer um bolo de chocolate e curgete antes mas não gostei dele sou sincera. Havia muita coisa a melhorar para que, ao comer, ninguém suspeitasse sequer que a massa tinha curgete… alterações feitas e cheguei a este bolo incrível! O bolo não é nada doce, é super húmido e intenso e ao mesmo tempo leve… segundo o meu avô é o melhor bolo que já fiz, se o agricultor o diz, quem sou eu para duvidar?! Vamos então à receita…

Bolo de Chocolate e Curgete

Ingredientes:

  • 500 g curgete ralada
  • 250 g farinha sem fermento
  • 200 g de açúcar
  • 50 g cacau em pó
  • 125 ml de óleo
  • 4 ovos
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 1 colher de chá de extracto de baunilha caseiro
  • 1 colher de chá de café solúvel
  • 1 colher de café de sal
 

Preparação:

1. Lave bem a curgete, retire as extremidades e rale-a num ralador fino. Escorra o excesso de água e reserve.
2. Numa taça coloque os ingredientes secos, previamente peneirados, nomeadamente a farinha, o açúcar, o fermento, o cacau, o café solúvel e o sal.
3. Noutro recipiente coloque os ingredientes líquidos, nomeadamente o óleo, os ovos e o extracto de baunilha. Misture bem com uma vara de arames e, posteriormente, adicione a curgete ralada.
4. Adicione gradualmente os ingredientes secos, misturando bem.
5. Verta a massa para uma forma previamente untada e enfarinhada, e leve o bolo ao forno, pré-aquecido nos 180 ºC, durante cerca de 60 minutos (faça o teste do palito). Retire do forno, deixe arrefecer cerca de 10 minutos e desenforme.

Também pode gostar de

28 comments

  1. Olá Boa tarde! Desde já os meus parabéns pelo seu blog! É o segundo comentário que coloco. Neste caso a sugerir que coloque o nome ou link do criador desta receita! 🙂 Eu confesso que ainda não provei o bolo, mas se o seu avô aprova acredito que seja mesmo bom e neste caso vou pedir ao meu irmão para fazer! Nada melhor que o criador da receita, não é verdade? 😉

  2. Olá Albertina!Antes de mais muito obrigada! Sim, o bolo ficou muito bom! O meu avô é grande apreciador de bolos simples, sem creme, sem grandes açúcares :)E quem é o criador da receita? Ficarei a aguardar, visto a receita ser minha, com os meus ingredientes, gostos, quantidades, e de ter sido o resultado de várias receitas que vi, em revistas e na internet :)Beijinhos

  3. Olá,Vi agora esta receita que estou tentada a fazer.Como em período de Quarentena temos de usar o que temos, gostava de saber se o óleo de amendoim pode ser substituído na mesma quantidade por outro óleo vegetal comum?

  4. Olá!Pode sim, pode usar o óleo da sua preferência ou o que tiver em casa 🙂 eu tento usar sempre o óleo de amendoim por ser mais saudável apenas!Beijinhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.