Bolo de Bolacha de Chocolate (Brigadeirão)

Há pouco mais de um atrás fiz uma receita de um Bolo de Bolacha com Café e Chocolate incrível… modéstia à parte claro! Isto porque normalmente os bolos de bolacha têm cremes de manteiga e açúcar e isso, além de me fazer alguma confusão, tira-me a vontade de os comer. Por isso fiz algumas experiências cá em casa, que resultaram naquele que, quem prova diz ser “o melhor bolo de bolacha” que já comeu. E eu não podia estar mais de acordo!
 
Mas sempre pensei como seria uma versão em chocolate, uma versão mais gulosa ainda, daqueles bolos para lamber o prato a seguir, mal ninguém esteja a ver… pois bem, não precisamos mais de pensar nisso, essa receita chegou! E chegou para ficar!

Por isso hoje convido-vos a comemorem uma fatia de bolo de bolacha comigo para celebrar uma data muito especial, afinal não é todos os dias que fazemos 27 anos, por isso um brinde a mim! Ai que festa!!!

Bolo de Bolacha e Chocolate

Ingredientes:

  • 600 g de bolacha Maria
  • 300 g de chocolate de culinária
  • 2 latas de leite condensado
  • 600 ml de natas
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 1 colher de sopa de extracto de baunilha caseiro
  • 200 ml de água a ferver
  • 4 colheres de sopa de café solúvel
 
Preparação:
1. Num tacho anti-aderente leve ao lume médio o leite condensado, as natas (400 ml), a manteiga e o chocolate partido em pedaços pequenos. Mexa sem parar, até que a misture atinja o ponto de estrada.
2. Retire do lume, coloque numa taça grande e deixe arrefecer ligeiramente. Adicione as restantes natas (200 ml) e o extracto de baunilha e envolva bem.
3. Entretanto prepare o café solúvel, juntando-o com a água a ferver.
4. Numa forma de fundo amovível faça alternadamente camadas de bolachas demolhadas no café solúvel e do creme de chocolate, até terminarem todos os ingredientes.
5. Leve o bolo de bolacha ao frigorífico durante a noite para refrigerar.
6. Na hora de servir, desenforme o bolo de bolacha e decore com bolacha Maria picada.

Também pode gostar de

24 comments

  1. Olá Beatriz!Obrigada! 🙂 é ótimo mesmo, tem aqueles ingredientes de que toda a gente gosta sempre: bolachas e chocolate (tipo brigadeiro), então é sucesso garantido!Beijinhos

    1. Olá
      Fiz no fim de semana que passou, e não ficou nada bem desfez se a desenformar.!
      Não sei o que falhou, mas estava bom. Só ficou em papas.

      1. Olá Cristina!

        A mistura quando vai ao lume, tem que engrossar até ponto de estrada. E depois quando adiciona as restantes natas, a mistura de chocolate deve estar fria já, senão vai perder “volume” e ficar líquida. Acha que pode ter sido algum destes pontos?

        Beijinhos

  2. Olá Bárbara!
    Este fim de semana vou fazer esta receita.
    Mas surgui-me uma dúvida, no passo 2 as natas que adicionas não são batidas?
    Obrigada!

  3. Boa tarde.

    Surgiu aqui uma dúvida.. a parte de molhar as bolachas, deve ser uma camada de bolachas molhada em café e outra camada com bolachas molhadas no chocolate? ou devemos molhar no café e depois em chocolate?

    Obrigada

    1. Olá Joana!

      As bolachas devem ser molhadas no café, e depois segue-se uma camada de creme de chocolate, depois bolachas molhadas em café, e a seguir o creme. E assim vai, até terminarem todos os ingredientes 🙂 espero ter ajudado!

      Beijinhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.