Doce de Castanhas e Baunilha

Gosto muito de castanhas… castanhas assadas, como encontramos na Rua de Santa Catarina, no Porto, nos vendedores ambulantes. Castanhas essas que me recordam tanta a infância… ou castanhas cozidas com folhas de loureiro e sal. São as minhas formas preferidas de as comer, ambas deliciosas!
 
Quase todos os anos, de um modo ou de outro, recebemos uma grande quantidade de castanhas. Ora porque em viagem se encontram castanheiros na beira da estrada, repletos de frutos tombados, ora porque alguém vai à aldeia e traz castanhas para dar e vender… assim sendo, nada se estraga! E o que costumámos fazer é cozer as castanhas excedentes e congelar. Assim o meu pai tem sempre castanhas para os assados e sopas, tal como ele gosta!
 
Em Novembro o tema do grupo Dia Um… na Cozinha! é precisamente a castanha… Confesso que nunca tinha usado castanhas em nenhuma receita, por isso resolvi experimentá-las em sobremesas claro! Reparei que todas elas continham nos ingredientes Creme de Castanhas, por isso resolvi começar pela base… e trago-vos agora um Creme de Castanhas e Baunilha, tipicamente francês (crème marrons) ideal para colher assim, à colherada, barrar no pão ou aplicar em sobremesas… que é o que irei fazer mais tarde…

Doce de Castanhas e Baunilha

Ingredientes:
  • 500 g de castanhas congeladas
  • 400 g de açúcar mascavado
  • 1 vagem de baunilha
  • flor de sal q.b.

Preparação:

1. Coloque as castanhas num tacho, com um pitada de flor de sal, e cobra-as com água, deixando cozinhar durante 30 minutos, até que se desfaçam facilmente.
2. Coe a água e reserve-a.
3. Num processador coloque as castanhas e um pouco da água da cozedura e triture até obter um puré homogéneo.
4. Coloque a água reservada num tacho e complete até obter 200 ml de água. Adicione o açúcar mascavado e a vagem de baunilha aberta e raspada. Deixe cozinhar até obter um xarope de açúcar espumoso.
5. Adicione o puré de castanha gradualmente ao xarope, misturando bem com uma vara de arames. Deixe cozinhar em lume brando durante cerca de 45 minutos, até obter um creme espesso.
6. Retire a vagem de baunilha e distribua o creme de castanhas por frascos devidamente esterilizados.
 
*Esta receita rende um quilo de doce de castanhas e baunilha.

Também pode gostar de

29 comments

  1. Olá!Vale a pena experimentar querida, não tem um sabor enjoativo a castanhas nem nada do género.É um creme muito cremoso e aveludado, muito saboroso! ;)Beijinhos

  2. Armei a receita porém fiquei em dúvida em relação ao tipo de castanhas,, por exemplo as amêndoas são um tipo de castanha, as castanhas do paá são outro tipo de castanhas, a castanha de caju, outro tipo de castanha, isso só para citar algumas, foi aí que surgiu a minha dúvida que é a seguinte: A que tipo de castanha você se refere? De antemão muito obrigada e que Deus te abençoe hoje é sempre

  3. Olá!Antes de mais peço desculpa pela demora em responder! :)Aqui em Portugal a todas essas castanhas nós chamamos de frutos secos! E depois temos um fruto sazonal (só existe no Outono) a que chamamos castanhas, este aqui, http://goo.gl/tJoPh2Mas creio que pode substituir e usar outro fruto da sua preferência, e obter bons resultados! Devem é cozê-las primeiro :)Espero ter ajudado!Beijinhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.