Hoje em dia existe a tendência (que já devia ter surgido há mais tempo) de não desperdiçar nada; tudo pode ser aproveitado e utilizado mais tarde em deliciosas receitas. E muitas vezes procuro por receitas que me ajudem a gastar as claras que se acumulam no congelador a uma velocidade estonteante!
No fim-de-semana passado apetecia-nos uma mousse de chocolate bem cremosa, que se derrete-se na boca, mas que não seja demasiado pesada ou enjoativa, com aquela textura bem característica que nos faz suspirar (e ganhar água na boca). Então lembrei-me de tentar uma versão que não levasse um único ovo, apenas claras! E partilho convosco agora esta receita de mousse, que passou rapidamente a ser a nossa favorita e que, espero, vos ajude e delicie aí em casa.
O segredo da receita reside em envolver as claras batidas no preparado o mais delicadamente possível; se o fizer estará a conservar o ar que conseguimos juntar ao bater e ficará com uma mousse com consistência de “nuvem”. Outra vantagem desta receita é que solidifica em três tempos… em apenas 1 hora (sim, ouviram bem!) a mousse está na consistência perfeita para ser devorada sem restrições!
Mousse de Chocolate (com Claras)
Ingredientes:
- 200 g de chocolate de culinária
- 200 ml de natas
- 100 g de açúcar
- 5 claras
- sal q.b.
Preparação:
1. Leve as natas ao lume e quando começarem a ferver retire-as. Adicione o chocolate de culinária partido em pedaços, tape e deixa repousar durante 5 minutos.
2. Com uma vara de arames envolva as natas e o chocolate até obter um creme homogéneo. Reserve.
3. Entretanto bata as claras com uma pitada de sal até começar a formar-se uma espuma branca.
4. Adicione o açúcar aos poucos às claras, colher a colher, batendo sempre. Bata durante mais uns 3 a 5 minutos.
5. Envolva as claras batidas no creme de chocolate delicadamente, para evitar perder o ar.
6. Coloque a mousse de chocolate em taças individuais (ou numa taça grande) e leve ao frigorífico durante no mínimo 1 hora. Decore a gosto e sirva.
3 comments
Adorei a receita.Super leve e rápida.Bjinhs
Olá Cristina!Sem dúvida, não é nada enjoativa também.Beijinhos