Leitão Assado no Forno à Moda da Bairrada

Esta é certamente uma das vantagens de se ter um forno a lenha cá em casa… puder preparar pratos deliciosos como este. Mas tenho que admitir que, embora desta vez não tenha corrido tão bem como da primeira que experimentei, o segredo do sucesso deste prato está, sem dúvida no molho.
 
A receita que apresento foi uma fusão de várias que encontrei aqui e ali na internet, mas posso dizer que o molho para o leitão fica, de aparência e sabor, muito parecido com o verdadeiro leitão da Bairrada. Eu não gosto de picante, logo não provei o molho! Mas diz quem comeu e se lambuzou que é igualzinho, não falha!
 
Mas deixemos-nos de conversa e passemos ao que interessa… a receita! A receita faz parte do blogue há já algum tempo… mas da última vez que a fiz alterei algumas quantidades e melhorei os ingredientes e a preparação, por isso aqui fica uma deliciosa atualização.

Leitão Assado no Forno à Moda da Bairrada

Ingredientes:
  • 6/7 kg de leitão fresco
  • 300 g de banha de porco
  • 5 folhas de louro
  • 25 dentes de alho picados
  • 50 g de vinho branco
  • pimenta branca q.b.
  • pimenta de Cayenne q.b.
  • sal q.b.
Preparação:
1. Coloque o leitão numa bacia com água, limão cortado em quarto e um bocado de vinho branco. Deixe-o assim algumas horas.
2. Retire o leitão da água e seque-o muito bem com papel absorvente. Coloque-o numa assadeira.
3. Num fervedor coloque 50 g de vinho branco, a banha de porco, os dentes de alho picados, e as folhas de louro. Leve ao lume até a banha derreter e tempere com sal e pimenta a gosto.
4. Adicione a pimenta Cayenne, deixe o molho engrossar e apurar e retire do lume.
5. Pincele o leitão com o molho, tendo o cuidado de colocar a parte com a pele virada para baixo primeiro.
6. Leve ao forno durante cerca de 1 hora e 30 minutos, virando o leitão a meio da cozedura, ficando a pele virada para cima, para que fique estaladiça.
7. Corte-o em pedaços, pincele novamente com o molho e sirva de imediato com rodelas de laranja, batatas fritas e salada.

Também pode gostar de

31 comments

  1. Eu adoro leitão e ainda por cima vivo perto da boa zona do leitão da Bairrada 🙂 E posso te dizer que o teu leitão ficou com um aspecto bem delicioso, a pele parece estar bem crocante!Beijinhos*

  2. Ficou com belo aspecto, gabo-te a \”pachorra\” eu tenho forno, mas só o usei 2 vezes, e agora com o pequenito nem penso nisso, pk dá trabalho e tempo lol. Ficou suberbo, parabens!!

  3. Depois de ler esta receita atentamente detetei uma falha, no ponto 5 acho que se deve ler com o \”peito\” e não com a \”pele\” virada para baixo…pele existe em todo o leitão….correto?

  4. Olá!Agradeço imenso o gesto 🙂 realmente poderia ser uma falha, mas não é porque no caso eu assei apenas 1/4 de leitão. A ideia, que posso não ter explicado muito bem e por isso gosto sempre que me digam o que acharam, é que a parte da pele seja a última a cozinhar, para que fique bem crocante e suculenta :)No caso de um leitão inteiro o ideal será cozinhar de ambos os lados, se for assado inteiro, tendo o cuidado de no final o deixar de barriga para baixo, por assim dizer, de modo que todo ele fique crocante, com a pele estaladiça como é costume as pessoas gostarem.Espero ter conseguido ajudar!Beijinhos

  5. Percebi que o ponto 3 e 4 vc utiliza para fazer um molho para então passar no leitão. Na maioria das receitas que vi, costumam utilizar a mesma receita, contudo, ao invés de levar ao lume, costumam colocar dentro do porco, costura-lo e somente retirar o excesso (obviamente depois dessa pasta derreter devido ao calor) no final.Pretendo fazer o porco (18 kg) em fogão de lenha, porém aberto, ao invés de costura-lo. acredita que se fizer conforme vc fez… derretendo o molho e passando nele… que o tempero vai pegar. Será?

  6. Olá Marcos!Também já tinha ouvido falar em cozer o leitão, no então, como geralmente não o cozinho inteiro faço assim, e acho até assim deve ficar mais crocante a pele e tudo o mais.Sim, eu fui pincelando o leitão enquanto ele cozinhava e resultou, ficou bom 🙂 espero ter ajudado!Beijinhos

  7. Sou da Mealhada e o meu avô foi assador durante anos. às vezes ainda assa cá em casa. Ele coloca o molho dentro do leitão. Quando acaba de assar, retira e guarda numa caixa de plastico. Pode ser usado depois durante muito tempo guardado no frigorifico. Mas não o voltem a usar ou misturar com molho novo para assar outro leitão! E sim, o segredo está mesmo no molho. Adoro e não me farto!

  8. Olá!Eu não coloco dentro por como somos poucos cá em casa tem que ser 1/4 do leitão apenas 🙂 mas realmente é mais prático e deve ficar uma delícia também… adoro leitão hihihiBeijinhos

  9. Assei leitoes para clients (Portugueses) em Sydney num forno que fiz no meu quintal.Por mim o molho/massa base de alho untava-om por for a pondo a maior parte dentro da barriga e cosendom com uma guitar pinha um varao longo de aco inoxe que prefurava o leitao do fundo ao cimo o qual tinha espetos curvos que o seguravam para nao rodar a porta do forno tinha um rasgo onde saia para for a o qual rodava de posicao cada meia hora este period sempre embrulhado em prata…cerca de 1.1/2 dependia do peso mas nunca mais que dez kilos…depois tirava-o para lhe tirar a prata e restava mais entre 15 a 20 minutos ouvindo se a pele a crestar…Que beleza…!….Nunca tive reclamacao nem pelo gusto nem por estar mal assado!

    1. Boa noite, alguém me pode dar uma opinião sff! Será que também ficará bem se for forno de gás ??? Não tenho forno de lenha , mas gosto muito de leitão!!! E com este molho deve ser uma delícia ! Obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *